O companheiro Edson C. paraense tem conhecimento da Irmandade, entretanto seu contato feito com a Cidade do Rio de Janeiro, não teve sucesso. Sentindo a progressividade de seu alcoolismo, é ajudado pôr sua irmã, resolveu escrever novamente em 08 de janeiro de 1957. No mesmo mês e ano o companheiro recebe em sua casa um membro vindo do Rio de Janeiro, no dia 11 de janeiro, esta foi à primeira abordagem feita em solo Paraense. Neste mesmo ano o referido companheiro ingressa no Rio de Janeiro, em um Grupo de Alcoólicos Anônimos.
Anos de 1962 / 1969 - Através de informações de membros antigos, no ano de 1962, no Bairro da Condor, em uma área chamada Coréia teria existido um Grupo de Pessoas efetuando reuniões de Recuperação.
Realização da Convenção Nacional de A.A no Rio de Janeiro, em 1965, com a participação de seis Estados e, por motivos de segurança, foi patenteada a sigla "A.A.";
O companheiro J. Araguaia lança a mensagem em Belém, a um empregado da Cia de Cervejaria Brasil, sem, contudo, ter sucesso.
No Hospital Juliano Moreira, é realizado palestra sobre Alcoólicos Anônimos, em 10 de janeiro de 1968, pelo companheiro Donald L. membro de A. A. Paulista.
O companheiro Rafael ingressa no Rio de Janeiro, na qualidade membro solitário e procurando garantir sua sobriedade, transmite a mensagem para pacientes do Hospital Juliano Moreira no dia 24 de fevereiro de 1969 sem ter sucesso.
Ano de 1970 - Em reunião realizada na residência do companheiro Rafael, acontece o ingresso da primeira mulher na Irmandade, em março de 1970, a companheira Renata E, e no dia 11 de setembro o companheiro Oliveira l.
Através de sugestões do companheiro Carvalhinho, foram promovidas reuniões no Hotel Blumenau, a partir do mês de outubro e, no mês de dezembro os membros passaram a reunir-se por ocasião de eventuais encontros e em locais distintos e previamente marcados.
Com o regresso do Companheiro Almir M. do Rio de Janeiro, este apresenta aos companheiros o “SLOGAN” de Alcoólicos Anônimos:
“SE O SEU CASO É BEBER O PROBLEMA É SEU, SE O SEU CASO É PARAR DE BEBER O PROBLEMA É NOSSO”
Fato este que aconteceu em 23 de maio de 1970, e juntamente com o companheiro Rafael promoveram mais uma Reunião Pública de Informação na Sociedade São Vicente de Paula, na cidade de Castanhal, culminando com o ingresso do companheiro Sabázinho, em plena via pública.
Ano de 1971 - Desde então A.A. se tornou uma Irmandade mundial, demonstrando que a maneira de viver de A.A. hoje pode superar quase todas as barreiras de raça, de credo e de idioma.
Os companheiros Tarcísio e Gomes vindos de São Paulo procuraram o Diretor do Hospital Juliano Moreira, Dr. Durvalino Braga. E através de Reuniões com o referido Diretor marcaram para o dia 06 de junho de 1971, no citado Hospital, uma Reunião Pública de Esclarecimento, com a participação de vinte internos, dos quais quatorzes ingressaram na Irmandade. A reunião teve a Coordenação do Companheiro Tarcísio e a presença dos companheiros, Gomes, Magalhães 1º, Gaudêncio, Oliveira, Orlando Q, Barata, Cangalha. Socó e Zé Grande.
Deste modo com o sucesso alcançado da Reunião de Esclarecimento e com o Ingresso de novos companheiros pacientes do Hospital é formado o primeiro Grupo de Alcoólicos Anônimos do Estado do Pará, denominado Grupo União, no Bairro do Marco.
O companheiro Tarcísio apresentou e explanou pela primeira vez o Gráfico “A Escalada do Alcoolismo e o Círculo Vicioso do Alcoólatra”.
A primeira Assembleia de RSG’s , e realizada em 05 de maio, a partir desta tornaram mensais e sempre no primeiro Domingo de cada mês.